Investigados no inquérito das fake news dominam interações no Facebook

Relatório do ePOCS faz levantamento entre deputados federais de SP.

Relatório repercute em O Globo

Dois relatórios do ePOCS – Laboratório de Mídias Socias e Opinião Pública da PUC-Rio – foram repercutidos pela coluna Sonar, de O Globo.

Relatório ePOCS 05/2020

Entre deputados do RJ, pastor bolsonarista se destaca com forte presença no Facebook.

Relatório ePOCS 03/2020

Relatório ePOCS 03/2020: Melhor entre os governadores do SE, João Doria não ameaça hegemonia de Jair Bolsonaro no Facebook

Artigo

Os alunos de doutorado Leonardo M. Firmino e Felipe Murta publicaram o artigo "Comunicação política no Facebook e previsão eleitoral - Análise de big data da eleição presidencial brasileira de 2018 no Brasil", na revista Lumina, v. 13, n.3 2019.

Artigo

Comunicación política, elecciones y democracia. Las campañas de Donald Trump y Jair Bolsonaro. Publicado em: Perspectivas de la Comunicación, Vol. 12 Núm. 2 (2019): Julio - Diciembre.

Artigos

Medios digitales y opinión pública en Brasil después de Trump 2016 - Digital media and public opinion in Brazil after Trump 2016 - Opinião pública no Brasil depois das campanhas de Trump e Bolsonaro.

Campanhas online e democracia

"As mídias digitais nas eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil", Capítulo de Arthur Ituassu, Sergio Lifschitz, Letícia Capone e Vivian Mannheimer, publicado na obra "O Brasil vai às urnas: as campanhas para presidente na Tv e internet", organizado por Pedro Chapaval Pimentel e Ricardo Tesseroli, da Universidade Federal do Paraná.

Artigo

"Da Guerra ao Iraque à Primavera Arabe: mídias digitais e ativismo transnacional", de Vivian Mannhemer, Arthur Ituassu e Letícia Capone, publicado na Revista Contracampo (UFF).

Comunicação, Internet, Transparência

O Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. Artigo de Caroline Pecoraro, Arthur Ituassu, Letícia Capone e Vivian Mannheimer apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, em junho de 2019 na PUC do Rio Grande do Sul.

Capítulo

O COMP participou com o capítulo "Internet e democracia nos municípios brasileiros" no livro "Democracia em ambientes digitais" (2018), organizado por Rousiley Maia, Kelly Prudencio e Ana Carolina Vimieiro.

Dissertação de mestrado

Caroline Pecoraro defendeu em 2018.2 sua dissertação de mestrado intitulada: "Comunicação e transparência: o Facebook das prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo".

Artigo (2018)

"Compartilhamento de mídia e preferência eleitoral no Twitter: uma análise de opinião pública durante as eleições de 2014 no Brasil". Com Sérgio Lifschitz, Letícia Capone, Maria B. Vaz e Vivian Mannheimer, publicado na Revista Palabra Clave, Vol. 21, n. 3, p. 860-884.

INCT.DD

O COMP faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital.

Politics 3.0?

De @realDonaldTrump para as eleições de 2018 no Brasil. Texto de Arthur Ituassu, Sérgio Lifschitz, Letícia Capone e Vivian Mannheimer, nos Anais do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 05 a 08 de junho de 2018.

Qualificação

O Professor Ricardo Fabrino Mendonça, da UFMG, esteve em visita ao COMP e participou da qualificação de doutorado de Letícia Capone, em 12 de dezembro de 2017.

Artigo (2017)

"Superposters, especialização e serviço: a Primeira Consulta Pública do Marco Civil da Internet no Twitter", de Letícia Capone, Arthur Ituassu, Sérgio Lifschitz e Vivian Mannheimer, publicado na revista Fronteiras (UNISINOS), vol. 19, n. 2.

Defesa Pública

A dissertação de mestrado "Novas mídias e públicos: um estudo sobre o ativismo transnacional", de Vivian Mannheimer foi defendida e aprovada em 30 de junho de 2017. A banca foi composta do Professor Ricardo Fabrino (UFMG) e Tatiana Siciliano (PUC-Rio).

Eleições e mídias sociais

Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Artigo de Felipe Murta, Arthur Ituassu, Letícia Capone, Luiz Leo e Roberta La Rovere publicado na Revista COMPOLÍTICA, vol. 7, n. 1, pp. 47-72, 2017.

Defesa pública

"Ativismo transnacional nas mídias sociais: Uma revisão de literatura do ativismo de mudanças climáticas": dissertação apresentada por Roberta Nadalutti La Rovere em 02/06/2017 ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Comunicação.

Visita ao COMP

O Prof. Wilson Gomes, da UFBA, visitou o COMP em abril de 2017 para conversa sobre o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), do qual o COMP faz parte.

Media & politics in new democracies

Book-review of Jan Zielonka (ed.), Media and politics in new democracies: Europe in a comparative perspective (Oxford University Press: Oxford, 2015) by Arthur Ituassu and published at New Media & Society Vol. 19, Issue 3, 2017.

Digital responsiveness

The internet and democratic representation. Capítulo do COMP In MUÑIZ, C.; SALDIERNA, A.R.; MARAÑON, F. de J.; MALDONADO, L. (Orgs.) Estudios sobre Comunicación Política en Latinoamérica. Monterrey, Fontamara, 2016, p. 277-300.

Seminário no CEADD

O COMP participou do III Seminário de Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD), em 5 e 6 de maio de 2016.

Defesa pública

A dissertação "Eleições e mídias sociais: o uso do Facebook como ferramenta de campanha para a Câmara dos Deputados em 2014", de Felipe Murta, foi defendida e aprovada em abril de 2016.

Twitter e esfera pública

Pluralidade e representação na discussão sobre o Marco Civil da internet. Artigo de Arthur Ituassu e Letícia Capone publicado na Revista Contracampo (Vol. 33, N. 2, 2015).

Temas e mídia em #Eleições2014

Twitter, opinião pública e comunicação política no contexto eleitoral brasileiro. O trabalho foi produzido com o apoio do CNPq e publicado na Revista E-Compós, Vol. 18, N. 2, 2015.

Defesa pública

A dissertação "Twitter e esfera pública: pluralidade e representação na discussão sobre o Marco Civil da Internet", de Letícia Capone, foi defendida e aprovada em agosto de 2015.

Artigo

e-Representação como comunicação política: Internet e democracia representativa. Produzido com o apoio do CNPq e publicado na Revista Famecos, v. 22, n. 2, 2015.

VI COMPOLÍTICA

O COMP organizou o VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), realizado na PUC-Rio, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2015.

Internet, eleições e democracia

O uso das redes sociais digitais por Marcelo Freixo na campanha de 2012 para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Publicado na Revista Compolítica, v. 4, n. 2, 2014.

oquefezseudeputado.com.br

Projeto de Extensão e Pesquisa do COMP tem como objetivo produzir um espaço digital de informação política voltado para a atuação dos deputados no Congresso Nacional.

Rua Marquês de São Vicente, 225. Prédio Kennedy, 6o andar,

Gávea, Rio de Janeiro, RJ.

Mande uma mensagem

Digital responsiveness

The internet and democratic representation. Capítulo do COMP In MUÑIZ, C.; SALDIERNA, A.R.; MARAÑON, F. de J.; MALDONADO, L. (Orgs.) Estudios sobre Comunicación Política en Latinoamérica. Monterrey, Fontamara, 2016, p. 277-300.

Go to link