Investigados no inquérito das fake news dominam interações no Facebook

Relatório do ePOCS faz levantamento entre deputados federais de SP.

Relatório repercute em O Globo

Dois relatórios do ePOCS – Laboratório de Mídias Socias e Opinião Pública da PUC-Rio – foram repercutidos pela coluna Sonar, de O Globo.

Relatório ePOCS 05/2020

Entre deputados do RJ, pastor bolsonarista se destaca com forte presença no Facebook.

Relatório ePOCS 03/2020

Relatório ePOCS 03/2020: Melhor entre os governadores do SE, João Doria não ameaça hegemonia de Jair Bolsonaro no Facebook

Artigo

Os alunos de doutorado Leonardo M. Firmino e Felipe Murta publicaram o artigo "Comunicação política no Facebook e previsão eleitoral - Análise de big data da eleição presidencial brasileira de 2018 no Brasil", na revista Lumina, v. 13, n.3 2019.

Artigo

Comunicación política, elecciones y democracia. Las campañas de Donald Trump y Jair Bolsonaro. Publicado em: Perspectivas de la Comunicación, Vol. 12 Núm. 2 (2019): Julio - Diciembre.

Artigos

Medios digitales y opinión pública en Brasil después de Trump 2016 - Digital media and public opinion in Brazil after Trump 2016 - Opinião pública no Brasil depois das campanhas de Trump e Bolsonaro.

Campanhas online e democracia

"As mídias digitais nas eleições de 2016 nos Estados Unidos e 2018 no Brasil", Capítulo de Arthur Ituassu, Sergio Lifschitz, Letícia Capone e Vivian Mannheimer, publicado na obra "O Brasil vai às urnas: as campanhas para presidente na Tv e internet", organizado por Pedro Chapaval Pimentel e Ricardo Tesseroli, da Universidade Federal do Paraná.

Artigo

"Da Guerra ao Iraque à Primavera Arabe: mídias digitais e ativismo transnacional", de Vivian Mannhemer, Arthur Ituassu e Letícia Capone, publicado na Revista Contracampo (UFF).

Comunicação, Internet, Transparência

O Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. Artigo de Caroline Pecoraro, Arthur Ituassu, Letícia Capone e Vivian Mannheimer apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, em junho de 2019 na PUC do Rio Grande do Sul.

Capítulo

O COMP participou com o capítulo "Internet e democracia nos municípios brasileiros" no livro "Democracia em ambientes digitais" (2018), organizado por Rousiley Maia, Kelly Prudencio e Ana Carolina Vimieiro.

Dissertação de mestrado

Caroline Pecoraro defendeu em 2018.2 sua dissertação de mestrado intitulada: "Comunicação e transparência: o Facebook das prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo".

Artigo (2018)

"Compartilhamento de mídia e preferência eleitoral no Twitter: uma análise de opinião pública durante as eleições de 2014 no Brasil". Com Sérgio Lifschitz, Letícia Capone, Maria B. Vaz e Vivian Mannheimer, publicado na Revista Palabra Clave, Vol. 21, n. 3, p. 860-884.

INCT.DD

O COMP faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital.

Politics 3.0?

De @realDonaldTrump para as eleições de 2018 no Brasil. Texto de Arthur Ituassu, Sérgio Lifschitz, Letícia Capone e Vivian Mannheimer, nos Anais do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 05 a 08 de junho de 2018.

Qualificação

O Professor Ricardo Fabrino Mendonça, da UFMG, esteve em visita ao COMP e participou da qualificação de doutorado de Letícia Capone, em 12 de dezembro de 2017.

Artigo (2017)

"Superposters, especialização e serviço: a Primeira Consulta Pública do Marco Civil da Internet no Twitter", de Letícia Capone, Arthur Ituassu, Sérgio Lifschitz e Vivian Mannheimer, publicado na revista Fronteiras (UNISINOS), vol. 19, n. 2.

Defesa Pública

A dissertação de mestrado "Novas mídias e públicos: um estudo sobre o ativismo transnacional", de Vivian Mannheimer foi defendida e aprovada em 30 de junho de 2017. A banca foi composta do Professor Ricardo Fabrino (UFMG) e Tatiana Siciliano (PUC-Rio).

Eleições e mídias sociais

Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Artigo de Felipe Murta, Arthur Ituassu, Letícia Capone, Luiz Leo e Roberta La Rovere publicado na Revista COMPOLÍTICA, vol. 7, n. 1, pp. 47-72, 2017.

Defesa pública

"Ativismo transnacional nas mídias sociais: Uma revisão de literatura do ativismo de mudanças climáticas": dissertação apresentada por Roberta Nadalutti La Rovere em 02/06/2017 ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Comunicação.

Visita ao COMP

O Prof. Wilson Gomes, da UFBA, visitou o COMP em abril de 2017 para conversa sobre o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), do qual o COMP faz parte.

Media & politics in new democracies

Book-review of Jan Zielonka (ed.), Media and politics in new democracies: Europe in a comparative perspective (Oxford University Press: Oxford, 2015) by Arthur Ituassu and published at New Media & Society Vol. 19, Issue 3, 2017.

Digital responsiveness

The internet and democratic representation. Capítulo do COMP In MUÑIZ, C.; SALDIERNA, A.R.; MARAÑON, F. de J.; MALDONADO, L. (Orgs.) Estudios sobre Comunicación Política en Latinoamérica. Monterrey, Fontamara, 2016, p. 277-300.

Seminário no CEADD

O COMP participou do III Seminário de Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD), em 5 e 6 de maio de 2016.

Defesa pública

A dissertação "Eleições e mídias sociais: o uso do Facebook como ferramenta de campanha para a Câmara dos Deputados em 2014", de Felipe Murta, foi defendida e aprovada em abril de 2016.

Twitter e esfera pública

Pluralidade e representação na discussão sobre o Marco Civil da internet. Artigo de Arthur Ituassu e Letícia Capone publicado na Revista Contracampo (Vol. 33, N. 2, 2015).

Temas e mídia em #Eleições2014

Twitter, opinião pública e comunicação política no contexto eleitoral brasileiro. O trabalho foi produzido com o apoio do CNPq e publicado na Revista E-Compós, Vol. 18, N. 2, 2015.

Defesa pública

A dissertação "Twitter e esfera pública: pluralidade e representação na discussão sobre o Marco Civil da Internet", de Letícia Capone, foi defendida e aprovada em agosto de 2015.

Artigo

e-Representação como comunicação política: Internet e democracia representativa. Produzido com o apoio do CNPq e publicado na Revista Famecos, v. 22, n. 2, 2015.

VI COMPOLÍTICA

O COMP organizou o VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), realizado na PUC-Rio, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2015.

Internet, eleições e democracia

O uso das redes sociais digitais por Marcelo Freixo na campanha de 2012 para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Publicado na Revista Compolítica, v. 4, n. 2, 2014.

oquefezseudeputado.com.br

Projeto de Extensão e Pesquisa do COMP tem como objetivo produzir um espaço digital de informação política voltado para a atuação dos deputados no Congresso Nacional.

Rua Marquês de São Vicente, 225. Prédio Kennedy, 6o andar,

Gávea, Rio de Janeiro, RJ.

Mande uma mensagem

Artigo

"Da Guerra ao Iraque à Primavera Arabe: mídias digitais e ativismo transnacional", de Vivian Mannhemer, Arthur Ituassu e Letícia Capone, publicado na Revista Contracampo (UFF).

Go to link