Original on Transparent.png
logo-Arena-2.png
  • ePOCS

Entre deputados do RJ, pastor bolsonarista se destaca com forte presença no Facebook

Atualizado: Mai 22


Otoni de Paula (PSC), campeão de interações entre os representantes do Rio (Foto: Câmara dos Deputados)

Destaques


  • O deputado federal Otoni de Paula (PSC), pastor evangélico e aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi o campeão de interações (reações + comentários + compartilhamentos) no Facebook, entre os representantes do Estado do Rio de Janeiro na Câmara no período analisado (19/04 a 19/05/2020), com média de quase 18 mil interações por publicação e mais de 180 mil interações por dia;

  • O representante Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, aparece em segundo lugar com média de mais de 14 mil interações por publicação e de mais de 22 mil interações por dia. No entanto, Maia apresenta baixo índice de compartilhamentos entre as interações (5%), em relação a reações (71%) e comentários (24%), com menor índice de engajamento positivo e muitas cobranças, especialmente nos comentários, provavelmente dada sua posição proeminente na Presidência da Casa;

  • Entre os 15 primeiros colocados com maiores índices de interação no Facebook estão cinco representantes do PSL, dois do DEM, um do PSC, um do PSD, um do Solidariedade, três do PSOL, um do PC do B e um do PSB. Entre os 15 deputados mais votados nas eleições de 2018, 11 aparecem na lista com mais interações;

  • "Entre os 15 com mais interações, oito, isto é, mais da metade, são do PSL ou do PSOL, o que pode ser visto como uma representação da polarização recente em especial na cidade do Rio de Janeiro, o maior colégio eleitoral do Estado, onde o PSOL tem grande influência em determinadas regiões e fez frente ao avanço bolsonarista da última eleição", afirmou para o relatório Arthur Ituassu, professor de Comunicação Política da PUC-Rio.


Análise


O deputado federal Otoni de Paula (PSC), pastor evangélico e aliado do presidente Jair Bolsonaro, foi o campeão de interações no Facebook entre os representantes do Estado do Rio de Janeiro na Câmara no período de 19/04 a 19/05/2020, com média de quase 18 mil interações por publicação e mais de 180 mil interações por dia, como mostra a Tabela 1 a seguir. O deputado tem feito em sua página forte oposição ao governador Wilson Witzel (PSC), do seu próprio partido, e ao prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), defendendo políticas de reabertura da economia em meio à Pandemia do Covid-19. Otoni de Paula demonstra forte investimento no Facebook como canal de comunicação política, com 303 publicações em 30 dias e média de mais de 10 posts por dia.


TABELA 1 - Ranking dos 15 representantes do Estado do Rio de Janeiro com maior média de interações por postagem no Facebook entre 19/04 e 19/05/2020 (clique na tabela para aumentar).


Em segundo lugar no ranking ficou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). O político, entretanto, parece apresentar algo grau de interações dada sua posição proeminente na Casa. Afinal, Maia tem feito pouco uso do Facebook, com média pouco acima de uma postagem por dia, e possui baixo índice de compartilhamentos (5%), em relação ao de reações (71%) e comentários (24%), onde muitas cobranças aparecem, em especial, neste momento, pelo impeachment de Jair Bolsonaro. Pode-se concluir que muitos seguidores de Rodrigo Maia o acompanham mais pelo fato do político ser o presidente da Casa e menos por compartilhar de seus posicionamentos. Veja na Figura 1 a seguir a diferença no perfil interativo entre Otoni de Paula e Rodrigo Maia.


FIGURA 1 - Perfis interativos de Otoni de Paula (PSC) e Rodrigo Maia (DEM)


No período analisado, o campeão de postagens foi o deputado Marcelo Freixo (PSOL), com 353 postagens e média de mais de 11 postagens por dia. Apesar de ser o maior postador do grupo, Freixo fica em sexto lugar apenas na média de interações por postagens, com pouco menos de 6 mil interações por publicação. O ex-nadador e deputado Luiz Lima (PSL), por exemplo, tem alcançado mais interações que Freixo com muito menos publicações – média de pouco mais de dois posts por dia –, o que demonstra potencial de crescimento na rede caso decida aumentar o número de publicações. Entretanto, no que diz respeito ao nível de interações por dia, aqueles que postam mais, claro, acabam levando vantagem, como pode ser visto na Tabela 2 abaixo, com destaque para os cinco primeiros "superpostadores": Otoni de Paula (PSC), Jandira Feghali (PC do B), Marcelo Freixo (PSOL), Carlos Jordy (PSL) e Daniel Silveira (PSL).


TABELA 2 - Ranking dos 15 representantes do Estado do Rio de Janeiro com maior média de interações por dia no Facebook entre 19/04 e 19/05/2020 (clique na tabela para aumentar).


Se um maior número de postagens não garante vitória nas eleições, 11 dos 15 mais votados no último pleito aparecem entre os representantes com maiores índices de interações, demonstrando maior grau de investimento em campanha permanente. São eles: Hélio Lopes (PSL), Marcelo Freixo (PSOL), Alessandro Molon (PSB), Carlos Jordy (PSL), Flordelis (PSD), Otoni de Paula (PSC), Luiz Lima (PSL), Sóstenes Cavalcante (DEM), Rodrigo Maia (DEM), Jandira Feghali (PC do B) e Áureo Ribeiro (Solidariedade). Entre os 15 mais votados, ficaram fora do ranking principal de interações no Facebook somente: Daniela do Vaguinho (MDB), Talíria Petrone (PSOL), Delegado Antonio Furtado (PSL) e Dr. Luizinho (PP).


No ranking por partidos, vê-se alto investimento de políticos do PSL no Facebook, com cinco representantes entre os 15 com mais interações. Em seguida está o PSOL, com três representantes, e o DEM, com dois. Os outros partidos tiveram apenas um representante na lista. "Isso pode ser visto como uma representação da polarização recente, em especial na cidade do Rio de Janeiro, o maior colégio eleitoral do Estado, onde o PSOL tem grande influência em determinadas regiões e fez frente ao avanço bolsonarista da última eleição", afirmou ao relatório Arthur Ituassu, professor de Comunicação Política da PUC-Rio.

Como foi feito o estudo


A coleta dos dados foi feita com o auxílio de softwares hospedados no Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os dados foram coletados das páginas oficiais dos deputados federais no Facebook durante o período de 19/04 a 19/05/2020. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do ePOCS – Laboratório de Mídias Sociais e Opinião Pública da PUC-Rio.


Vale ressaltar, este é um levantamento quantitativo apenas da presença desses atores políticos no Facebook, o que supões somente uma aproximação da realidade, que exige também uma análise qualitativa mais profunda. Outros métodos qualitativos automatizados estão sendo estudados para serem incorporados aos nossos relatórios.


Os dados brutos desta pesquisa podem ser acessados no link abaixo.

Deputados Federais RJ (19-04 a 19-05, 20

COPYRIGHT E EXPEDIENTE

ePOCS 03/2020 Laboratório de Mídias Sociais e Opinião Pública da PUC-Rio.


Clique aqui para entrar em contato.


Veja outros relatórios. O ePOCS é um projeto de parceria Universidade-Empresa entre a PUC-Rio e a startup ARENA DIGITAL. PUC-Rio: Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio) Prof. Sérgio Lifschitz, Departamento de Informática (PUC-Rio)

Arena Digital:

Felipe Murta, doutorando em Comunicação (PUC-Rio) Raul Pimentel, graduado em Comunicação (PUC-Rio)

Pesquisadores associados:

Daniel Schwabe - Prof. Titular do Departamento de Informática da PUC-Rio

Rafael Pereira - Dr. Informática PUC-Rio


Estagiário:

Yago Cury, mestrando em Comunicação (PUC-Rio)

Os objetivos do ePOCS são: Desenvolver mecanismos de busca e extratores de dados para mídias digitais; analisar conteúdo digital como opinião pública e/ou comunicação política; investigar tecnologias, bancos de dados e métodos computacionais para análises de grande volume de dados.


O ePOCS segue as recomendações éticas da Association of Internet Researchers (AoIR).

Foto: Câmara dos Deputados Não reproduzir sem a autorização dos autores.

280 visualizações