Comunicação Política Comparada

uma abordagem para o contexto latino-americano

O objetivo deste projeto é analisar a relação entre mídia e democracia na América Latina contemporânea por meio dos paradigmas teóricos desenvolvidos no campo da Comunicação Política Comparada. Em particular, este projeto tem como objetivos desenvolver uma abordagem metodológica de comunicação política comparada para a região e aplicá-la a países e contextos na América Latina contemporânea. Afinal, que tipo de comunicação política se desenvolve nos países da América Latina, em função de suas formas política, econômica e social de organização, e como esses contextos se relacionam entre si? O projeto pretende: 1) investigar a formação sistêmica da comunicação de massa na América Latina, incluindo as tendências recentes no âmbito das mídias digitais; 2) explorar os desenvolvimentos políticos e históricos contemporâneos dos países latino-americanos e suas relações com a mídia; e 3) desenvolver parcerias e análises conjuntas com outros pesquisadores e centros de pesquisa na região. O projeto é desenvolvido em parceria com o Laboratorio de Comunicación Política (LACOP), da Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales, Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), no México, e com o Center for Latin American Studies, na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Este projeto é financiado pelo Programa CAPES-PRINT (Programa Institucional de Internacionalização). Processo número: 88881.310200/2018-01.

Laboratório de mídias sociais e opinião pública

Esta pesquisa, em parceria com o Professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática da PUC-Rio, tem o objetivo de desenvolver mecanismos de busca ad-hoc e coletores de dados para mídias sociais, analisar os dados como opinião pública e como comunicação política (campanhas) e investigar técnicas de machine learning para análises de Big Data. A pesquisa já contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil): Processo nº 471607/2014-2 - APQ, e conta atualmente com o apoio da FAPERJ - E_08/2015 - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades - 2015.

ePOL

e-transparência, e-participação

O ePOL desenvolve projetos de cooperação técnica e científica voltados para a produção de soluções digitais customizadas de transparência e participação social no gerenciamento de recursos públicos e na produção de políticas públicas no Brasil. Clique aqui para saber mais.

Please reload

Rua Marquês de São Vicente, 225. Prédio Kennedy, 6o andar,

Gávea, Rio de Janeiro, RJ.

Mande uma mensagem